Projetos de Pesquisa
A AMÉRICA LATINA NO PENSAMENTO DE OCTAVIO IANNI
O presente projeto tem por objetivo acompanhar os caminhos percorridos por Octavio Ianni para elaboração de suas considerações sobre a problemática latino-americana, mediante ao propósito de identificar a ideia de América Latina no pensamento do autor. A investigação se orienta a partir de dois eixos principais, primeiramente, apreender os elementos que fundam a pesquisa sobre a América Latina; e, em segundo, compreender as abordagens teóricas e as categorias analíticas utilizadas na problematização, considerada a importância do pensamento latino americano na composição da análise de Ianni. Busca-se, portanto, compreender a formulação de que a heterogeneidade de elementos sociais, políticos, militares, culturais e linguísticos, não se explicam exclusivamente na observação da região enquanto um todo, mas também por especificidades históricas e particularidades de cada nação. A indissociável relação entre unidade e heterogeneidade presente na América Latina.
Coordenadora: Meire Mathias.
DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
O presente projeto de pesquisa reúne pesquisadores alinhados em torno das temáticas da participação política, das políticas públicas e de estudos que abordam o regime democrático. Nesse sentido, encontra-se articulado a uma iniciativa de colaboração interinstitucional entre seus participantes e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara) por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Coordenador: Rafael da Silva.
Integrantes: André Luiz da Silva; Andressa Taina De Campos; Camila Jordal Nishijima; Camila Martins Castro De Almeida Gigliolli; Camia monelli Laver; Camila Mosoli Zorzanelo; Carla Cecilia Rodrigues Almeida; Cecilia Gabriela Treiman Antonucci; Celene Tonella; Daniela Soares Da Silva; Eder Rodrigo Gimenes; Ednaldo Aparecido Ribeiro; Eliana Carvalho Marques; Emily Arielle Alencar Lima; Fernanda Luiza De Oliveira Souza; Hassan Paracat; Isabela Mariany Avelino De Lima Andrade; Júlio Francisco Andreoli Leal Cunha; Larissa Agostinho Tebinka; Leonardo Thomaz Pina; Luana Machado Alves; Maithe Potrich; Maria Isabel Trivilin Pereira; Miguel Frigo Amorim; Naiara Valeria Pereira Parra; Pollyana Andrade Ferreti; Regina De Fatima Kuhn; Simone Pereira Da Costa Dourado; Suzie Keilla Viana da Silva.
DIAGNÓSTICO DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE MARINGÁ
A presente proposta se caracteriza pela construção de um Diagnóstico da Cultura no Município de Maringá (Secretaria Municipal de Cultura e Conselho de Cultura) e é promovido pela Prefeitura Municipal de Maringá, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FADEC). O escopo do projeto consiste em elaborar um diagnóstico cultural de Maringá de maneira a oferecer subsidio concreto, qualificado e atualizado para a implementação de políticas públicas no Município de Maringá. Os objetivos são: A) Mapear os profissionais que atuam na área cultural da cidade por bairros e as atividades culturais individuais e coletivas que desenvolvem -. B) Aplicação de Survey - pesquisa não-probabilística em pontos de fluxos descentralizados (bairros). Questionário com aplicação em até 30 minutos. Número de questionários: 625, para nível de confiança de 90% e erro amostral de 3,3% (considerando a última estimativa populacional de 436.472 habitantes). O levantamento visa apreender como os maringaenses percebem a ideia de cultura, hábitos culturais (considerando o gênero, nível de instrução, local de moradia e renda), quais informações possuem sobre as atividades artísticas em seu bairro e na cidade como um todo e a intensidade de envolvimento com as atividades citadas. C) mapear os recursos gastos e investidos pelos setores público e privado, tendo por base o recolhimento de tributos junto à Prefeitura de Maringá, Banco de Dados disponíveis na Secretaria de Cultura e outras instituições como o Instituto Ingá; D) Georreferenciamento por meio do QGIS das salas e auditórios públicos, privados e espaços alternativos que comportariam as aulas, exibições cinematográficas e demais atividades artísticos/culturais, além de artistas, empresas, cooperativas e instituições culturais públicos e privados, E) Inventariar e catalogar o patrimônio material e imaterial da cidade. As atividades a serem desenvolvidas são cinco e estão aqui descritas: 1) mapeamento de agentes culturais formais e informais, individuais e coletivos, os espaços culturais púbicos e privados, inscritos no território de Maringá, incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi. O mapeamento ocorrerá por meio questionário fechado, usando o instrumento survey monkey, que será divulgado nos endereços de e-mails registrados na Plataforma Maringá Cultura, nas redes sociais, como facebook e whatsapp. b) empreender busca ativa daqueles cadastrados que não responderam ao questionário on-line e daqueles agentes culturais listados por informantes qualificados (membros do conselho de cultura) e por meio da pesquisa quantitativa. 2) Questionário (Survey) com aplicação em até 30 minutos. Número de questionários: 625, para nível de confiança de 90% e erro amostral de 3,3% (considerando a última estimativa populacional de 436.472 habitantes). O levantamento visa apreender como os maringaenses percebem a ideia de cultura, hábitos culturais (considerando o gênero, nível de instrução, local de moradia e renda), quais informações possuem sobre as atividades artísticas em seu bairro e na cidade como um todo e a intensidade de envolvimento com as atividades citadas. 3) Orçamento da Cultura – Serão consultados dados disponíveis na Secretaria de Fazenda do Município referente ao pagamento de ISSQN dos promotores culturais, levantamento de pagamento de alvarás, bem como consultas a documentos da Secretaria de Cultura. 4) Levantamento georreferenciado das salas e auditórios públicos, privados e espaços alternativos que comportariam as aulas, exibições cinematográficas e demais atividades artístico/culturais. Artistas, empresas, cooperativas e instituições culturais públicos e privados; Bens culturais tombados; 5) Inventariar e catalogar os bens materiais e imateriais da cultura. Utilizar dados disponíveis na Secretaria da Cultura, bem como aqueles dados coletados nas ações do diagnóstico – questionários dos itens 1 e 2.
Coordenadora: Celene Tonella.
Integrantes: Camila Jordal Nishijima; Eder Rodrigo Gimenes; Ednaldo Aparecido Ribeiro; João Victor Da Silva Simião; Natalia Wingeter de Souza; Oseias da Silva Martinuci; Rafael da Silva; Rafaelle Barbieri Dias; Simone Pereira da Costa Dourado.
ESTADO, DIPLOMACIA E PRODUÇÃO INTELECTUAL: INFLEXÕES NEOLIBERAIS NO BRASIL E NO CHILE.
Esta pesquisa tem por objeto a produção de diplomatas e intelectuais do Brasil e do Chile, a respeito de temas latino-americanos publicados nos “Cadernos do Centro de História e Documentação e Diplomática” - CHDD, Brasil, bem como na Revista “Diplomacia”, publicada pela La Academia Diplomática “Andrés Bello”, Chile, desde o início dos anos 1990. Considerando o conceito de Estado integral, bem como, o papel dos intelectuais orgânicos no pensamento político de Gramsci, enquanto categorias centrais de análise para o uso do conceito de hegemonia - categoria que agrega força e consenso-, os objetivos da pesquisa se colocam do seguinte modo: identificar a produção das ideias apresentadas pela diplomacia brasileira e chilena voltadas para a América Latina, publicadas nas referidas revistas institucionais especializadas em política internacional. Identificar e organizar o leque temático constituído, tendo em vista a construção de argumentos que corroboraram para o consenso neoliberal na Agenda internacional do Brasil e do Chile.
Coordenadora: Meire Mathias.
INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, COR/RAÇA E CLASSE: CONJUGALIDADES INTER-RACIAIS E ENTRE HOMENS E MULHERES NEGRAS NO RAP BRASILEIRO.
Esta pesquisa trata da intersecção entre relações de gênero, cor/raça e classe social no âmbito das conjugalidades vividas, principalmente, por mulheres negras que compõem a cena musical do rap brasileiro. O objetivo central consiste em pesquisar as razões pelas quais ouvintes do gênero feminino e/ou cantoras do rap brasileiro apresentam em suas falas queixas a respeito de cantores do gênero masculino que expressam por meio das músicas, performances no palco e em veículos de comunicação, apreço e admiração pela beleza, ?garra? e intelectualidade das mulheres negras, entretanto, no cotidiano frequentemente estabelecem relações conjugais, que se pretendem duradouras, com mulheres com fenótipo mais próximo da branquitude ou não negras. Em outras palavras, por que cantores que se apresentam como sujeitos que combatem o racismo, a desigualdade econômica e valorizam a mulher negra das periferias nos espaços que eles entendem como público estabelecem relações conjugais com mulheres ?mais clarinhas? ou brancas? O que é dito publicamente sobre as mulheres negras das periferias brasileiras e o que ocorre com essas mulheres na esfera da afetividade podem revelar tensões, ambiguidades, contradições e particularidades do racismo e das relações de gênero no Brasil. A fim de compreender como principalmente estas mulheres vivenciam, enfrentam e desafiam o racismo, a estrutura patriarcal e a carência material, torna-se pertinente uma análise comparativa entre duas formas de conjugalidades; desta forma, serão analisados os discursos de afetividades de casais nos quais os cônjuges masculino e feminino são negros e dos casais inter-raciais participantes do rap brasileiro. A análise comparativa entre os casais será realizada a partir de observação participante em espaços que promoverão apresentações do gênero musical do rap. Alguns desses locais são shows, bailes, festas e saraus realizados no centro das cidades e/ou em bairros periféricos. A fim de completar a metodologia de pesquisa, propõe-se estabelecer entrevistas a partir de questionário semiestruturado e construir diálogos informais com esses casais, ou com um dos parceiros ou parceiras que aceitar contribuir para esta pesquisa. As entrevistas e diálogos informais poderão ocorrer em suas residências e/ou nos espaços onde os raps são apresentados. E, por fim, analisar os discursos e significados das letras de rap que tratam da temática central desta pesquisa.
Coordenadora: Marvânia Conceição de Araújo.
Integrante: Sandra Mara Pereira dos Santo.
MAPA DA EDUCAÇÃO CAPIXABA: ANÁLISE DISCRIMINANTE DO DESEMPENHO NA PROVA BRASIL
Objetiva identificar as variáveis contextuais que melhor diferenciam o desempenho obtido por escolas da rede pública do ensino fundamental (quinto e nono anos) capixabas na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil) de 2017; e desenvolver a plataforma online Mapa da Educação Capixaba, de acesso irrestrito e gratuito, com os resultados da pesquisa. Espera-se, ao final, contribuir com o trabalho de gestores públicos, que poderão se apropriar dos resultados com objetivos de traçar o perfil (descrição), a diferenciação (inferência) ou a classificação (predição) de escolas, bem como de reorganizar suas ações e seus investimentos com base no custo de oportunidade ante as diferentes possibilidades de alocação de recursos, dada as restrições orçamentárias, em variáveis contextuais prioritárias, com amplo potencial de modificar os desempenhos escolares na Prova Brasil. Ademais os gestores escolares poderão contar com uma ferramenta efetiva de benchmarking e pesquisadores poderão acessar um repositório de dados e informações gratuito e irrestrito sobre educação básica capixaba, favorecendo conexões entre pesquisadores interessados nesta temática.
Coordenador: Adonai José Lacruz.
Integrantes: Fagner Carniel; Hélio Zanquetto Filho; Joubert Alexandrino de Souza; Robson Malacarne.
MEDIA, MASSAS E POLÍTICA: ESTUDOS PRELIMINARES
O projeto propõe reflexão baseada em estudo minucioso de bibliografia pertinente às questões envolvidas na relação entre media e política, particularmente à produção de comportamentos massivos tais como temos visto nas atuais eleições presidenciais brasileiras. Para tanto, prevê a leitura de textos clássicos e contemporâneos sobre o tema - com atenção particular às mudanças que o uso massivo das redes sociais da internet promovem no cenário da política democrática -, bem como trabalhos clássicos da área de psicanálise, tendo em vista a busca de uma reflexão sobre a emergência, em boa parte do eleitorado, de comportamentos aparentemente irracionais, desconectados de uma percepção básica do real.
Coordenadora: Eide Sandra Azevedo Abreu.
MODELOS DE LIBERDADE E CULTURA DEMOCRÁTICA
Às teorias políticas modernas e contemporâneas couberam, dentre outros, os problemas de definição, adequação e realização de diferentes versões do conceito de liberdade. Em geral, as divisões desses modos de construção teórica aparecem, como na diferença proposta por Albrecht Wellmer entre individualistas e comunalistas, em dois grandes blocos. Nos atuais cenários das disputas entre crises e propostas da teoria política, a querela entre individualistas e comunalistas segue, para além do campo teórico, a ver que papel essa controvérsia desempenhou na formação das democracias, como meio de realização das liberdades no mundo moderno e contemporâneo, e segue recolocando problemas teóricos e institucionais. Dentre esses problemas, especialmente para a linha comunalista, ressalta-se o de que a institucionalização formal de direitos individuais haveria carregado interações racionais estratégicas para a prática política, acarretando em problemas apontados pelos diagnósticos atuais da chamada “crise da democracia”. Retomando autores modernos e contemporâneos, este projeto pretende observar esse problema pelo ponto de vista da tentativa de superar aquela dicotomia no debate pelas propostas de reconciliar, com alguma espécie de cultura democrática, o individualismo com o comunalismo.
Coordenador: André Luiz da Silva.
NEVOEIRO NOS TRÓPICOS: LILIA SCHWARCZ INTÉRPRETE DO BRASIL
A presente proposta de pesquisa propõe uma investigação sistemática da obra de Lilia Katri Moritz Schwarcz. Intitulado como Nevoeiro nos trópicos: Lilia Schwarcz intérprete do Brasil o projeto que se segue visa analisar a obra da autora almejando discutir sua interpretação do Brasil. A autora é formada em História pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Antropologia Social pela Universidade São Paulo. Lilia Schwarcz ocupa importante posição no campo intelectual brasileiro. Além de produtora de conhecimento na condição de pesquisadora ela atua na divulgação, seleção do conhecimento a circular por sua participação como editora e curadora. Com efeito, assumindo e aceitando a posição da autora como bastante relevante no campo intelectual brasileiro e não se encontrando reflexões sistemáticas entendeu-se ser justificável uma pesquisa sobre ela. O projeto de pesquisa institucional Nevoeiro nos trópicos: Lilia Schwarcz intérprete do Brasil é, em grande medida, um desdobramento, continuidade da pesquisa realizada no projeto de pesquisa institucional Sol e Pérolas: um estudo sobre a obra de Lilia Katri Moritz Schwarcz. Neste projeto o intuito foi o de analisar a obra da referida autora sob os seguintes aspectos: estudos sobre relações raciais no Brasil; análises da monarquia brasileira; investigações sobre a produção artística. O objetivo central da investigação foi compreender como a autora problematizou as relações raciais, a monarquia brasileira. Por sua vez, a atual proposta almeja, como mencionado, analisar a autora como uma intérprete do Brasil.
Coordenador: Hilton Costa.
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: NÚCLEO REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ
Trata-se de um Programa de Pesquisa afeto ao CCH-UEM desenvolvido como Núcleo da Região Metropolitana de Maringá/UEM no âmbito da Rede Observatório das Metrópoles-IPPUR/UFRJ sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, cadastrado como um Grupo no CNPq. Congrega docentes e discentes da UEM de vários departamentos e centros e desenvolve atividades de pesquisa e extensão.
Coordenadora: Celene Tonella.
Integrantes: Ednaldo Aparecido Ribeiro; Simone Pereira da Costa Dourado.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: AS CIÊNCIAS SOCIAIS EM DISPUTA
O presente projeto pesquisa propõe o desenvolvimento de um itinerário de investigação que contemple as múltiplas disputas que tencionam a produção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação aos setores de ciência, tecnologia e saúde submetidos às pressões políticas e sociais emergentes nas universidades públicas brasileiras. Trata-se, especificamente, de um esforço intelectual dedicado a reunir e analisar as maneiras pelas quais diferentes práticas pesquisa em curso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Paraná respondem aos emergentes desafios políticos, metodológicos, epistemológicos e éticos apresentados pelo atual cenário do país. Nesse sentido, objetiva-se compreender o modo pelo qual o coletivo de pessoas e de publicações que integra a Linha de Pesquisa: Sociedade, Pensamento Social e Práticas Culturais tem produzido diálogos que apontam para a construção de um lugar na agenda pública do país e de produzir sentidos legítimos para a produção de conhecimentos em nossa área. Espera-se, assim, não apenas cartografar certas práticas científicas preocupadas com as contemporâneas relações entre ciência, política e sociedade, mas principalmente gestar caminhos que nos aproximem e nos engajem em torno de uma agenda comum: a criação formas ampliadas de circulação das pesquisas que elaboramos de modo a diversificar os sujeitos, os saberes e os pontos de vista e de defender a importância das Ciências Sociais em um momento de disputas pelo poder de explicar o humano e o mundo em que habitamos.
Coordenador: Hilton Costa.
Integrantes: Ana Carolina Souza; Cauana Candido Pereira da Silva; Eide Sandra Azevedo Abreu; Eliane Sebeika Rapchan; Emerson Paulo Lourenço; Fabiano Romanha Neves; Fagner Carniel; Gabriel Henrique Ferreira; Gabriel Moraes da Silva; Larissa Faldão Pedroso; Leila Marieli Sassani; Luana Fernanda Zanini; Maira Mathias da Cunha; Marivânia Conceição De Araújo; Marta Angeline de Castro Teixeira; Matheus Henrique da Silva; Matheus Quintino Duarte; Meire Mathias; Micheli Longo Dorigan; Paulo Henrique Junqueira Ferreira; Pedro Barbiero Batista Rodrigues; Piera Paula Schnaider do Nascimento; Raisa da Silva Valentin; Zuleika de Paula Bueno.
RELAÇÕES HUMANO-ANIMAL NAS PAISAGENS LITERÁRIAS DO COLONIALISMO
O que os livros clássicos de literatura teriam a nos dizer sobre as relações entre humanos e outros animais? Este projeto de pesquisa parte da hipótese de que narrativas que retratam a animalidade em contextos ficcionais não expressam unicamente a identidade de certos animais diferentes de nós, mas revelam-se também como um dos múltiplos marcadores sociais que organizam o imaginário hegemônico no mundo moderno-colonial. Nesse sentido, pretende-se retomar contos que ainda hoje possuem ampla repercussão social ? tais como The Elefant Man, de Frederick Treves, e Toomai of the Elephants, de Rudyard Kipling. O objetivo é compreender o lugar simbólico atribuído aos humanos elefantizados e aos elefantes humanizados nas paisagens literárias do colonialismo britânico. A estratégia teórico-metodológica de enfocar um animal tão carismático como o elefante inspira-se nos diálogos recentes das teorias sociais com o universo literário; especificamente no que se refere ao uso analítico de fábulas ou textos fantásticos para acessar a configuração de territórios culturais que organizam o pensamento moderno-colonial. Para tanto, serão analisadas a extensão, os contornos e os limites simbólicos de corporalidades ficcionais que tentam borrar as fronteiras entre animalidade e humanidade estabelecidas pela ciência moderna, mas parecem esbarrar em dicotomias que estruturam os projetos (novos e antigos) de colonização. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o reconhecimento de formas de classificação e hierarquização que entrelaçam animais humanos e não humanos em regimes de desigualdade, violação e rebaixamento social.
Coordenador: Fagner Carniel.
Integrantes: Anderson Douglas da Silva; Douglas Marcato Martins; Eliane Sebeika Rapchan; Pedro Barbiero Batista Rodrigues.
VALORES EMANCIPATÓRIOS, PÓS-MATERIALISMO E CONTEXTO PANDÊMICO: EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE VALORES E ATITUDES EM PERSPECTIVA COMPARADA.
Estudos ainda preliminares indicam que, para além da tragédia das milhões de vidas perdidas na pandemia de Covid-19, esse evento global provocou alterações profundas na forma como cidadãos de diferentes países e culturas vivem suas vidas nesses dois últimos anos. Registram-se alguns esforços recentes de estimação de efeitos desse grave evento pandêmico sobre comportamentos (BACCINI; BRODEUR; WEYMOUTH, 2021; LANDMAN; SPLENDORE, 2020) e atitudes políticas (GADARIAN; GOODMAN; PEPINSKY, 2021; GROSSMAN et al., 2020). A presente proposta pretende contribuir para essa agenda investigando os impactos da pandemia sobre um conjunto de valores individuais e metas societais em perspectiva comparada. Tomando como referência as propostas de mensuração das prioridades individuais de Inglehart (1971; 1990) e dos valores emancipatórios de Welzel (2013), pretendemos identificar como esse contexto de crise afetou essa dimensão subjetiva da vida pessoal e coletiva. Considerando que a tragédia sanitária atingiu de forma distinta diferentes países e que os seus respectivos governos apresentaram estratégias e desempenhos distintos na mitigação dos efeitos da crise sanitária, a perspectiva comparada se impõe. Utilizando dados de pesquisa de painel do projeto Values in Crisis, conduzida pela World Values Survey Association (WVSA) em 22 países distribuídos em diferentes regiões do planeta e também as informações da série histórica regular dessa associação, por meio de modelos estatísticos multivariados multiníveis pretendemos testar hipótese relativas a efeitos de condicionantes individuais e nacionais ligados à pandemia sobre um conjunto de prioridades valorativas e atitudes sobre temas sociais e políticos. Número do processo no CNPq 30356820216. Projeto recebe financiamento também da Fundação Araucária 145/2022.
Coordenador: Ednaldo Aparecido Ribeiro.
VELHICES E MEMÓRIAS: CONSTRUINDO UM DIÁLOGO ENTRE SIMONE DE BEAUVOIR E NORBERTO BOBBIO
Simone de Beauvoir intelectual francesa nascida em Paris no ano de 1908, falecida na mesma cidade em 1986, aos 78 anos. Norberto Bobbio, pensador italiano, nasceu em Turim em 1909 e morreu no mesmo local em 2004, foi um nonagenário. Diferentes velhices, uma feminina e outra masculina, que convergem para percepção de que em nossas sociedades ocidentais e modernas o lugar dos idosos é o da memória, o seu tempo é o da recordação. Partilham um mesmo contexto histórico e social, o europeu entre as guerras mundiais e todas as intensas transformações sociais e econômicas ocorridas no século XX. Contudo, suas vivências são cindidas pelo pertencimento de gênero. O fim das juventudes de Beauvoir e Bobbio se deram no final dos anos de 1930, o início de suas velhices no final dos anos de 1960, mais precisamente 1968/69, o que certamente definiu um patamar para reflexão de cada um sobre as dinâmicas sociais. Este projeto investiga as construções da velhice e do envelhecimento em obras desses dois intelectuais que tem um caráter autobiográfico, a saber: A Velhice; Memórias de uma moça bem-comportada e A Força da Idade, as três de Beauvoir, e O Tempo de Memória. De senectude e outros escritos autobiográficos e Autobiografia. Uma vida política, ambas de Bobbio. A questão norteadora deste projeto é compreender em que medida a vivência de gênero impacta as percepções que Beauvoir e Bobbio criam sobre a velhice e o envelhecimento.
Coordenadora: Simone Pereira da Costa Dourado.
Integrantes: Camila Jordal Nishijima; Camila Mosoli Zorzanelo; Isabela Mariany Avelino de Lima Andrade.