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Projetos de Extensão

Diálogos sobre Política
 
Espaço permanente de socialização do conhecimento científico, além de compartilhar análises acadêmicas acerca de aspectos da conjuntura política, trazer outros especialistas que possam lançar luz sobre temas da agenda pública. A ideia consiste em apresentar um programa de rádio semanal, gravado, na Rádio da Universidade Estadual de Maringá, destinado à: 1- Divulgar os resultados das pesquisas acadêmicas desenvolvida pelos(as) pesquisadores (docentes e estudantes) da UEM; 2- Aproveitar a expertise dos pesquisadores da instituição para formular análises conjunturais acerca de aspectos importantes da nossa política nacional/regional/local; 3- Realizar entrevistas com especialista em temas importantes, da atual agenda pública; 4- Debater temas que emerjam, em função da passagem de datas que relembrem eventos históricos importantes do nosso país. Com essa iniciativa, busca construir um espaço científico de diálogo sobre a política, de caráter plural, que aborde as diversas dimensões da nossa sociabilidade política, a partir de múltiplos olhares analíticos. Contribuindo para a consolidação de uma cultura científica que areje o debate público, fugindo das armadilhas maniqueístas ou das soluções fáceis, que conduzem sociedades a escolhas políticas obscurantistas.
 
Docente responsável: Rafael da Silva.
 
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Elaboração de Diagnóstico da Política de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes do Município de Paranavaí
 
DIAGNÓSTICO DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR. Compõe os Direitos Fundamentais estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo eles: a) Do Direito a Vida e a Saúde; b) Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; c) Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária; d) Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; e) Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
 
Docente responsável: Ana Lúcia Rodrigues.
Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros: A Promoção de ações antirracistas e de valorização da população negra brasileira na UEM
 
Esse projeto de extensão visa desenvolver e promover diferentes ações de extensão relacionadas a análise das relações raciais e, em especial, a situação da população negra no Brasil. As atividades tem um caráter acadêmico e cultural, tais como palestras, colóquios, mesas-redondas, rodas de conversa e cursos realizados na Universidade Estaduais de Maringá, em escolas de ensino fundamental da Região Metropolitana de Maringá e em outros espaços públicos. O projeto foi pensado graças à demanda criada por professores, alunos da graduação e estudiosos das questões raciais que frequentaram as dinâmicas realizadas pelo NEIAB nos últimos anos. A partir da leitura da bibliografia que trata das relações raciais e dos pedidos para que se ampliasse as ações para todos os meses do ano, e não apenas com o Colóquio Feminismo Negro e a Semana Afro-brasileira, se elaborou um roteiro de atividades em que se destacam a cultura afro-brasileira, a crítica ao mito da democracia racial e o combate ao racismo e à discriminação racial.
 
Docentes: Marivânia Conceição de Araújo (responsável) e Hilton Costa.
 
Egresso mestrado: Liege Torresan Moreira.
PROEXT: implementação do direito à cidade por meio da capacitação de atores sociais em nove municípios da região de Maringá
 
Programa de extensão desenvolvido no âmbito do PROEXT/MEC/CIDADES.
 
Docente responsável: Ana Lúcia Rodrigues.
 
Financiador: Ministério da Educação - Programas de Extensão Universitária.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de Ciências Sociais/UEM
 
O projeto pretende oportunizar experiências práticas e reflexões teóricas relacionadas às atuais dimensões éticas, profissionais e pedagógicas que envolvem a carreira de professor de Sociologia no magistério da Educação Básica. Nesse sentido, práticas de pesquisa, de ensino e de extensão estarão sendo permanentemente articuladas por atividades de investigação, análise, produção e intervenção que possibilitem aos bolsistas dos anos iniciais da licenciatura do Curso de Ciências Sociais da UEM uma formação adequada para atuarem sobre a realidade escolar. Assim, como se espera, será possível contribuir tanto com a qualificação desses futuros docentes quanto para a melhoria das condições de ensino nos colégios vinculados a este subprojeto.
 
Docente responsável: Fagner Carniel.
UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS: Violência na escola e sua relação com as características sociais e espaciais: intervenção com alunos do ensino médio das escolas estaduais de Sarandi-PR
 
Prática que levanta dados para formulação de Politicas Públicas.
 
Docente responsável: Ana Lúcia Rodrigues.