O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi aprovado pela CAPES em 2008, vinculado à área de “Sociologia” e com área de concentração em “Sociedade e Políticas Públicas”. O curso de mestrado teve início em 2009, tendo o curso de doutorado aprovado em 2024 e principiado em 2025.
Os eixos basilares que compõem a missão do PGC são produzir conhecimento por meio da pesquisa, articular e disseminar saberes pelo ensino e pela extensão e formar cidadãos, profissionais e lideranças no âmbito regional. Esses princípios estão alinhados aos propósitos da UEM, que busca excelência na formação de pesquisadores e profissionais aptos a atender às demandas sociais e acadêmicas.
O Programa busca qualificar profissionais que contribuem para a consolidação das Ciências Sociais, considerando a especificidade da área de concentração e a necessidade de investigar e intervir tanto no contexto imediato, quanto no mais amplo de sua inserção regional, quiça nacional, promovendo impacto acadêmico e social significativo.
- Somos um programa com perfil regional, voltado para atender as demandas próprias;
- Atendemos perfis de discentes diversos, não apenas oriundos das Ciências Sociais, mas também, acolhemos pós-graduandos das outras áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, tanto da UEM quanto de outras instituições públicas e privadas;
- Qualificamos profissionais dos diversos setores do mercado de trabalho: instituições de ensino básico e superior das esferas pública e privada, órgãos/autarquias públicas dos três entes federados e entidades do terceiro setor.
O perfil geral dos cursos deve contemplar uma formação ampla, com estímulo ao pensamento crítico e à articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com o contexto político, econômico, social e cultural de nossa sociedade. Além disso, deve garantir uma sólida formação teórico-metodológica, aprofundando as matrizes do conhecimento que embasam a profissão, em conformidade com os avanços científicos, tecnológicos, culturais e sociais das áreas de antropologia, ciência política e sociologia. Desse modo, o perfil do egresso do PGC é de um profissional-cidadão criativo, com espírito investigativo, com capacidade de abstração e resolução de problemas, com sensibilidade e compromisso social, com domínio de conhecimentos técnico-científicos e culturais, com habilidades para o trabalho coletivo e interdisciplinar, requisitos que integram a capacidade para a superação de questões e problemas que se colocam cotidianamente em seu espaço de atuação profissional e cidadã. O egresso, portanto, encontra-se preparado para inserção ou continuidade no mercado de trabalho, em especial para atuar nas áreas de ensino básico ou superior, em instâncias burocráticas públicas e no terceiro setor, capazes de apresentar os fundamentos e especificidades da área de concentração do programa, bem como contribuir para a formulação e controle de políticas públicas e os seus impactos, no caso de implementação, ou demandas, no caso de ausência das mesmas.