+

Ementas

Descrição Nível Créd. CH
ANÁLISE DE SISTEMAS SIMBÓLICOS  M e D 4 60
Ementa: Abordagem antropológica dos sistemas simbólicos contemplando desde os ritos, símbolos, mitos, saberes e técnicas até a ciência contemporânea, sob a perspectiva das relações natureza-cultura.

 

Descrição Nível Créd. CH
ANTROPOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANO-ANIMAL M e D 4 60
Ementa: Estudo das múltiplas relações entre seres humanos e outros animais. Crítica às ontologias modernas e à oposição entre os domínios da cultura e da natureza. Reflexão a respeito dos domínios da humanidade e da animalidade. Análise das potencialidades heurísticas de se compreender o animal e o humano para além dos limites estabelecidos pelo antropocentrismo e pelo especismo. Diálogos emergentes entre as ciências sociais e as biociências em torno da chamada “questão animal”. Limites e possibilidades da etnografia interespécie, multiespecífica e transespecífica. Compreensão das relações ambientais, biopolíticas, éticas, simbólicas e societárias que envolvem o reconhecimento do animal não-humano como uma alteridade radical da humanidade contemporânea

 

Descrição Nível Créd. CH
CIDADE, CULTURA E MODERNIDADE M e D 4 60

Ementa: Analisa a lógica da produção social do espaço urbano e do processo de modernização das cidades. Considera diferentes linhagens teóricas que explicam a cidade moderna e sua diversidade. Discute pesquisas teóricas e empíricas que tratam do protagonismo de diferentes agentes sociais envolvidos com a produção social do espaço urbano.

 

Descrição Nível Créd. CH
COMPORTAMENTO POLÍTICO M e D 4 60
Ementa: Caracterização das principais correntes da literatura internacional e nacional sobre o comportamento político, com ênfase nos processos de manifestação política e nas questões de comportamento eleitoral, como padrões de decisão do eleitor e a relação entre a cultura política e os processos eleitorais e políticos

 

Descrição Nível Créd. CH
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR M e D 4 60
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos e epistemológicos das ciências sociais direcionados à construção de uma metodologia e didática do ensino dessas ciências nos cursos de nível superior

 

Descrição Nível Créd. CH
ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO  M 10 150
Ementa: Elaboração do plano de estudos com a definição das atividades acadêmicas envolvendo o ensino e a pesquisa. Organização para participação de eventos, integração em grupos e núcleos de pesquisa ou estudos, organização de publicações. Elaboração de um cronograma de atividades. Indicação bibliográfica. Acompanhamento do processo de elaboração do projeto de dissertação. 

 

Descrição Nível Créd. CH
ELABORAÇÃO DE TESE D 10 150
Ementa: Elaboração do plano de estudos com a definição das atividades acadêmicas envolvendo o ensino e a pesquisa. Organização para participação de eventos, integração em grupos e núcleos de pesquisa ou estudos, organização de publicações. Elaboração de um cronograma de atividades. Indicação bibliográfica. Acompanhamento do processo de elaboração do projeto de tese e da tese com a definição de categorias teóricas, do referencial metodológico e dos instrumentos de pesquisa, auxílio na organização e análise dos dados coletados.

 

Descrição Nível Créd. CH
ESTÁGIO DOCÊNCIA M 2 --
Ementa: Participação do (a) discente de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá, visando ao aprimoramento de sua formação didático pedagógica. 

 

Descrição Nível Créd. CH
ESTÁGIO DOCÊNCIA D 4 --
Ementa: Participação do (a) discente de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá, visando ao aprimoramento de sua formação didático pedagógica.

 

Descrição Nível Créd. CH
ESTRUTURA SOCIAL E SEGREGAÇÃO URBANA  M e D 4 60
Ementa: Estudo da cidade como cenário da desigualdade e dos processos de segregação sócio-espacial por meio dos desdobramentos da literatura internacional e das principais correntes sociológicas urbanas brasileiras.

 

Descrição Nível Créd. CH
ESTUDOS DECOLONIAIS M e D 4 60
Ementa: Estudo do pensamento decolonial latino-americano. Crítica às ontologias modernas, ao colonialismo e ao eurocentrismo. Análise das práticas e dos saberes que estruturam as relações sociais na América Latina, com ênfase na compreensão dos processos de racialização e de generificação das diferenças e das desigualdades em variados contextos de pesquisa. Reconhecimento das possibilidades heurísticas oferecidas pela emergência de teorias que propõe a desprovincialização do conhecimento produzido nas Ciências Sociais.

 

Descrição Nível Créd. CH
INSTITUIÇÕES POLÍTICAS BRASILEIRAS  M e D 4 60
Ementa: A disciplina está estruturada em dois eixos de discussões, um voltado às instituições políticas e ao processo estatal, e um segundo eixo centrado no comportamento eleitoral daqueles que elegem os pleiteantes aos cargos eletivos da nossa federação. O primeiro eixo, das Instituições políticas, focará naquelas mais centrais: nos sistemas de governo (Parlamentarismo e Presidencialismo), nos poderes constituídos (Poder Executivo e o Legislativo no contexto presidencialista, como é o caso brasileiro), nos Sistemas Eleitorais e suas tipificações (majoritário, proporcional, misto e os impactos que eles causam) e as coligações eleitorais. No segundo eixo temos os debates acerca do comportamento eleitoral no Brasil.

 

Descrição Nível Créd. CH
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS M e D 4 60
Ementa: Fundamentos da análise quantitativa aplicada às Ciências Sociais. Conceitos e técnicas de estatística descritiva para exploração de dados sociais. Conceitos básicos de probabilidade e inferência. Técnicas e testes para análise do relacionamento entre variáveis. Introdução à programação em R.

 

Descrição Nível Créd. CH
LIBERALISMO NO BRASIL M e D 4 60
Ementa: Estudo crítico das obras e do desempenho político de Joaquim Nabuco e Tavares Bastos, autores que se tornaram referências básicas para o pensamento político no Brasil. O objetivo é fornecer recursos teórico-metodológicos para a reflexão crítica sobre os liberalismos. Desse modo, espera-se destacar os nexos entre o método de elaboração de textos e a política, problematizar a noção de descompasso entre as ideias liberais e a sociedade brasileira e questionar a noção de atraso do desenvolvimento capitalista no Brasil.

 

Descrição Nível Créd. CH
METODOLOGIA DE PESQUISA  M 4 60
Ementa: Introdução aos métodos e às técnicas de pesquisa em Ciências Sociais, oferecendo uma visão dos objetivos, alcances e limites das abordagens quantitativa e qualitativa em pesquisas na contemporaneidade

 

Descrição Nível Créd. CH
METODOLOGIA DE PESQUISA 2 D 4 60

Ementa: Fundamentos da Epistemologia das Ciências Sociais. Construção de conceitos, categorias analíticas e compreensão das perspectivas teórico-metodológicas em Ciências Sociais. Desafios da pesquisa em Ciências Sociais na contemporaneidade. Metodologia de pesquisa aplicada às investigações científicas em Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

 

Descrição Nível Créd. CH
PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NA TEORIA DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA M e D 2 30
Ementa: Estudo das teorias políticas contemporâneas sobre representação política e suas combinações e tensões com a participação política.

 

Descrição Nível Créd. CH
PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO M 4 60
Ementa: A disciplina estuda autores clássicos do final do século XIX a meados do século XX, tendo em vista promover o conhecimento de diferentes vertentes de pensamento presentes na constituição das Ciências Sociais no Brasil, bem como alcançar elementos para aprofundamento da reflexão sobre questões que têm atravessado nossa história social, política e cultural, alcançando os tempos atuais, tais como a questão da escravidão e das relações raciais, a da constituição de uma identidade nacional, o significado da experiência colonial em nossa história,  a especificidade da colonização portuguesa; a ideia de descompasso temporal de nossa experiência em relação à das sociedades capitalistas tidas como “avançadas”, a dificuldade de delimitação de fronteiras entre público e privado, a especificidade das características do capitalismo constituído no Brasil, o significado da presença do liberalismo em nossa história.

 

Descrição Nível Créd. CH
PENSAMENTO SOCIAL E CIRCULAÇÃO DE IDEIAS M e D 4 60
EmentaA presente disciplina visa discutir pesquisas na área de pensamento social e circulação de ideias, com ênfase à diversidade de instâncias de produção e consagração de ideias, de narrativas e discursos. Para tanto, na primeira metade do curso serão apresentadas e problematizadas em sala de aula obras, trajetórias intelectuais e perspectivas teórico-metodológicas que ajudaram a consolidar o debate sobre pensamento social e circulação de ideias ao longo das últimas décadas. Ao final, debates a respeito dos universos da produção audiovisual e da cultura pop serão propostos para fomentar reflexões críticas acerca da multiplicidade de caminhos, atores e repertórios pelos quais as ideias se apresentam e adquirem densidade na cena pública brasileira.

 

Descrição Nível Créd. CH
POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL  M e D 4 60
Ementa: Estudo das políticas sociais no Brasil contemporâneo, a partir do ponto de vista do aparato administrativo e dos novos formatos institucionais de controle democrático das políticas governamentais, bem como da formação de uma cultura política participativa.

 

Descrição Nível Créd. CH
RELAÇÕES INTERNACIONAIS E A AMÉRICA LATINA CONTEMPORÂNEA M e D 4 60
Ementa: A disciplina está estruturada em dois eixos de discussões, um voltado às instituições políticas e ao processo estatal, e um segundo eixo centrado no comportamento eleitoral daqueles que elegem os pleiteantes aos cargos eletivos da nossa federação. O primeiro eixo, das Instituições políticas, focará naquelas mais centrais: nos sistemas de governo (Parlamentarismo e Presidencialismo), nos poderes constituídos (Poder Executivo e o Legislativo no contexto presidencialista, como é o caso brasileiro), nos Sistemas Eleitorais e suas tipificações (majoritário, proporcional, misto e os impactos que eles causam) e as coligações eleitorais. No segundo eixo temos os debates acerca do comportamento eleitoral no Brasil.

 

Descrição Nível Créd. CH
SEMINÁRIO DE PESQUISA  M 4 60
Ementa: A disciplina objetiva qualificar a produção de pesquisas em Ciências Sociais por meio da discussão fundamentada dos principais procedimentos relacionados à elaboração de dissertações. Para isso, propõe o estudo teórico-metodológico de Obras, Teses e Dissertações premiadas nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia que serão discutidas com base nas temáticas e nos problemas de pesquisa apresentados pelo conjunto de aluno(as) do Programa. Desse modo, pretende-se oferecer subsídios para a elaboração do texto do Exame de Qualificação.

 

Descrição Nível Créd. CH
SEMINÁRIO DE PESQUISA 2 D 2 30
Ementa: A disciplina objetiva qualificar a produção de pesquisas em Ciências Sociais por meio da discussão fundamentada dos principais procedimentos relacionados à elaboração de teses. Para isso, propõe o estudo teórico-metodológico de Obras, Teses e Dissertações premiadas nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia que serão discutidas com base nas temáticas e nos problemas de pesquisa apresentados pelo conjunto de aluno(as) do Programa. Desse modo, pretende-se oferecer subsídios para a elaboração do texto do Exame de Qualificação.

 

Descrição Nível Créd. CH
SOCIOLOGIA DOS SISTEMAS SIMBÓLICOS: AS CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO M 4 60
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos para a análise sociológica das ciências e da educação nas sociedades contemporâneas a partir dos pressupostos metodológicos da sociologia reflexiva proposta por Pierre Bourdieu.

 

Descrição Nível Créd. CH
TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE M e D 4 60
Ementa: Estudo dos autores da chamada primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente das obras de maior projeção, voltadas para a reflexão crítica sobre a cultura na sociedade contemporânea. .

 

Descrição Nível Créd. CH
TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA M 4 60

Ementa: Estudo do núcleo básico do debate teórico contemporâneo em torno das questões sociais, culturais e políticas a partir dos principais intelectuais que organizam esse debate, conferindo particular atenção a como eles lidam com a relação indivíduo/sociedade.

 

Descrição Nível Créd. CH
TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA 2 D 4 60

Ementa: Aprofundamento do estudo da produção teórica contemporânea nas Ciências Humanas e Sociais com a finalidade de explicitar diálogos acadêmicos, formulações conceituais e seus desdobramentos heurísticos recentes para a pesquisa nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Ao recuperar e atualizar as linhas gerais dos contemporâneos debates sobre indivíduo e sociedade, natureza e cultura, estrutura e agência, o curso pergunta-se pelos impasses, conflitos, alternativas e horizontes éticos, políticos e epistemológicos na construção do conhecimento social no século XXI.

 

Descrição Nível Créd. CH
TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DO SOCIAL M e D 2 30
Ementa:O que entendemos por sociedade? Quais seriam os modos legítimos de análise, descrição e significação do mundo em que vivemos? A exemplo dos impulsos intelectuais que consolidaram as Ciências Sociais no início do século XX, os debates contemporâneos em torno do estatuto heurístico do social têm reintroduzido questões clássicas, que portam roupagens que se colocam como inovadoras, e têm apontado a emergência de perspectivas epistemológicas que pretendem renovar as ferramentas conceituais da área na entrada deste novo milênio. Tal cenário conduz a indagações tais como: o social é uma categoria válida para pensar o mundo contemporâneo? Se a resposta for afirmativa, emergem outras questões: Do que é composto o social? Quais são suas faces e suas dinâmicas? Quais ferramentas intelectuais estão disponíveis para compreendê-lo? Se a resposta for negativa, precisamos pensar sobre como definir e analisar as novas formas de coletividade. Com o intuito de oportunizar momentos de reflexão coletiva em torno das potencialidades teórico-metodológicas de abordagens que desafiam as formas modernas de compreensão da experiência humana, esta disciplina tematiza concepções e categorias que prometem reconstruir a maneira pela qual tradicionalmente estudamos as relações entre natureza e cultura, animalidade e humanidade, corpo e mente, real e virtual, público e privado, agência e estrutura, indivíduo e sociedade, local e global.

 

Descrição Nível Créd. CH
TÓPICOS AVANÇADOS EM IDENTIDADES M e D 4 60
Ementa: Estudo do conceito de identidade, sua abrangência e limites, com ênfase nos processos de construção de identidades específicas, tais como: nacional, étnica, racial, gênero, sexualidade, classe social, política e movimentos sociais

 

Descrição Nível Créd. CH
TÓPICOS ESPECIAIS EM DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA M e D 4 60
Ementa: Estudo de problemas que envolvem as democracias contemporâneas nas suas dimensões teórica e prática. O objetivo é refletir sobre participação e representação política na teoria democrática, os impactos da sociedade civil e do associativismo na democracia, as inovações institucionais nas suas relações com a representação e a participação, bem como os seus dilemas nas democracias contemporâneas.

 

Descrição Nível Créd. CH
TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS D 2 30

Ementa: Aprofundamento de epistemologias, metodologias inovadoras e agenda de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento do pensamento científico nas ciências sociais, de forma geral, e em suas subáreas antropologia, ciência política e sociologia, que fornecem elementos de análise da sociedade e de seus distintos processos, característicos do tempo social. Sob essa perspectiva, aprofundar o conhecimento acerca dos processos contemporâneos em que se evidenciam aspectos relativos à formulação, desenvolvimento, impedimentos, inclusive ausência, de políticas públicas e de seus reflexos no bem-estar da sociedade.

   

Descrição Nível Créd. CH
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA M e D 4 60
Ementa: Esta disciplina aborda as principais vertentes da Teoria Política Contemporânea surgidas a partir das experiências do Ocidente ao longo do século XX que disputam compreensões e proposituras normativas para as sociedades democráticas atuais.